sábado, 16 de abril de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL

No ultimo texto, citei uma possível associação dos exercícios de fortalecimento do core aos exercícios funcionais, portanto, venho falar um pouco mais sobre esses exercícios que são de extrema importância a realização de nossas atividades diárias.

Recentemente estive no 5º Congresso Brasileiro de Personal Trainer e um dos temas mais abordados era justamente o “Exercício Funcional”. Essa modalidade tem como essência proporcionar que nossas atividades cotidianas sejam feitas com menor dificuldade garantindo maior mobilidade e autonomia através da melhora dos sistemas nervoso e muscular. Além disso, o treinamento funcional se encaixa em praticamente todas as situações, pois se baseia nos sete movimentos primários, são eles: agachar, levantar, puxar, empurrar, avançar, abaixar e girar. 

Ao contrario da musculação tradicional, onde a maioria dos exercícios trabalha a musculatura de forma isolada, o treinamento funcional procura ativar os músculos de forma global. Para isso são utilizados diferentes planos durante os exercícios o que proporciona maior ativação do sistema nervoso e maior recrutamento muscular, principalmente dos músculos responsáveis pela estabilização e equilíbrio do movimento, assim sendo, o uso do treinamento funcional é cada vez mais frequente nas academias. Por seu aporte na prevenção de lesões esses exercícios também passaram a estar presentes nos treinamentos das mais variadas modalidades esportivas. Com esse treinamento é possível aliar o aumento da força e da flexibilidade, o que melhora a realização das atividades cotidianas ou mesmo de gestos esportivos.

Outro fator que também favorece a realização desses exercícios é que eles podem ser feitos utilizando os mais variados materiais: bolas, pranchas, elásticos, e ainda pode-se utilizar o próprio peso corporal como sobrecarga. Além do caráter desafiador e da motivação, essa variedade de materiais ainda colabora para o aumento dos estímulos captados por nossos proprioceptores o que promove maior ativação do sistema nervoso central permitindo maior recrutamento muscular.

Contudo, o exercício funcional não vem para competir com outras atividades, mas sim, para complementá-las sendo mais um recurso para os treinamentos. O fato é que, com o passar dos anos, nossas capacidades físicas são diminuídas aos poucos e o treinamento funcional ajuda no ganho ou na manutenção dessas capacidades.


Observação: a realização do treinamento funcional exige certo grau de coordenação motora, equilíbrio e força muscular, portanto, o acompanhamento de um profissional capacitado faz-se necessário para que não ocorram prejuízos ao invés de benefícios a sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário