Malhe corretamente e saiba para que servem os exercícios que você está fazendo.
Não é difícil de encontrar pessoas que realizam alguns tipos exercícios físicos com a intenção de obter determinados benefícios com eles, porém, o exercício não é milagroso e a maioria deles possui suas particularidades e atingem diferentes objetivos.
Ao se planejar um treinamento, para que ele dê resultados é necessário respeitar 3 fatores: freqüência, número de vezes que ele é feito durante a semana; duração, tempo que você realiza o exercício; e intensidade, que está relacionada à carga aplicada durante o treinamento, mais pesado ou leve, mais veloz ou lento, mais ou menos repetições. Então, você caminha com sua amiga pelo calçadão enquanto discutem sobre a novela e acha que vai emagrecer? Claro, isso é bem melhor do que ficar em casa ociosa, ou ainda pior, comendo, mas é um engano.
Assim, comento abaixo sobre alguns desses mitos mais encontrados nas academias.
Abdominal emagrece. Esse tipo de exercício feito isoladamente não é o suficiente para fazer desaparecer aquela gordura localizada. O treino feito de forma correta pode até te dar uma barriga de “tanquinho”, porém, ela estará por baixo da camada de gordura, então, o melhor seria aliar os abdominais ao treinamento aeróbio, que é mais eficaz na queima de gordura, mostrando um abdome definido.
Malhar em jejum emagrece. Isso é comum entre pessoas que querem perder peso, mas vamos pensar um pouco. Você estava a oito horas dormindo, sem comer, e sua taxa de açúcar no sangue está baixa, quando você realiza atividades físicas nesse período, o corpo, antes de consumir gordura, busca outras fontes de energia e nesse caso, a musculatura. Você não perde gordura e ainda acaba perdendo massa muscular. Por isso, antes de realizar seu exercício matinal coma um carboidrato leve, isso te ajudará a ter mais energia e disposição para o exercício e nas duas horas seguintes faça uma refeição mais completa, pois seu metabolismo ainda estará acelerado e você conseguirá repor a energia gasta mais facilmente.
Suar mais=perder mais. Um erro menos comum nos dias atuais, porém, ainda é possível encontrar pessoas correndo de blusa e pasmem, algumas chegam a vestir sacos plásticos por baixo da camiseta. A transpiração é um mecanismo de regulação da temperatura corporal e eliminação de algumas substancias, quando isso é atrapalhado pelos blusões o corpo pode passar por uma desidratação e/ou suas funções prejudicadas o que atrapalha seu rendimento fazendo-o parar o exercício mais cedo.
Caminhar emagrece. Ora, é um mito leve. Não é o fato de caminhar que emagrece, mas a intensidade da caminhada. Se a pessoa consegue caminhar e falar tranquilamente, a caminhada está muito leve. Mas, se você não consegue terminar uma frase enquanto caminha, está muito pesada. Assim, o melhor é que a caminhada não esteja tão leve a ponto de conseguir conversar tranquilamente e nem tão pesada a ponto de ficar muito ofegante. O tempo também é um fator importante! De acordo com a última recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva (2009), o mínimo a ser feito são 150 a 250 minutos acumulados durante a semana, devendo ser feitos por 5 dias na semana, obtendo assim um gasto de 1200 a 2000 calorias por semana.
Antes de realizar atividades físicas, veja se está tudo em ordem com a sua saúde e procure profissionais qualificados; sua saúde não é brincadeira!
Bons Treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário