quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Maus hábitos: herança genética?


Ao nos depararmos com pessoas acima do peso é corriqueiro escutarmos algumas frases como: “Tenho tendência, meus pais também são gordinhos!” ou “É a genética, não tem jeito, meus pais e mesmo meus avós também eram obesos!”. As palavras tendência e genética “caem como uma luva” para que as pessoas possam justificar e argumentar seus “quilinhos” extras. Realmente, falando em genética, temos uma “tendência” da espécie adquirida desde o “tempo das cavernas”, em uma época onde o alimento era escasso e comer a maior quantia de comida para acumular mais gordura era a solução para a sobrevivência, pois não sabiam quando seria a próxima refeição. Mas, por outro lado, a caça, a migração atrás de comida e água e até mesmo a falta de comida, faziam com que nossos ancestrais gastassem muitas calorias para permanecerem vivos.
Por outro lado, o que vemos hoje é uma alta ingestão de calorias, porém, um baixo gasto, causando aumento na quantidade de gordura corporal. Além disso, aproximadamente 98% dos casos de obesidade estão relacionados a fatores exógenos, ou seja, fatores como: alimentação, sedentarismo, maus hábitos, entre outros.
Sendo assim, se seus pais e/ou avós são obesos, você tem sim tendência a ser também, contudo, isso pode não estar diretamente relacionado à genética e sim, aos maus hábitos trazidos por décadas e sustentados por gerações, mostrando que crianças obesas geralmente têm pais obesos e/ou sedentários que passam seus maus hábitos aos seus filhos e a todos os moradores da casa, pois acredite, em muitos casos até mesmo o animal de estimação também se torna obeso, e isso não é raro.
Além disso, relacionados à obesidade estão vários problemas de saúde como a diabetes, a hipertensão, entre outros. Bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos visando melhora da qualidade de vida não é uma tarefa individual e sim da FAMÍLIA! Mostre para você mesmo e aos seus filhos como é gostoso cuidar da saúde, seja passeando de bicicleta ou escolhendo refeições mais saudáveis. Seu corpo agradece!
E se for para ter tendência a alguma coisa, que seja tendência a cuidar da saúde!
Dica: Passear de bicicleta ou fazer caminhada ao final da tarde é uma boa pedida, pois a temperatura é mais agradável, o sol não se torna um empecilho e pode ser feita por todos da família, inclusive os que ainda estão para chegar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário